Os reservatórios de rejeito da MRN são o resultado de mais de R$ 207 milhões em investimentos (líquidos de impostos) somente no ano de 2020.

No total, operamos 24 reservatórios, que recebem uma mistura de água, areia e argila sem adição de produtos químicos. Cerca de 80% da água utilizada na lavagem de bauxita é reutilizada do processo operacional e a água residual infiltra e evapora gradualmente, transformando o rejeito em um material com comportamento sólido.

Por volta de 70 profissionais realizam as atividades de operação e segurança do sistema de rejeito, orientados e auditados por empresas nacionais e internacionais, em rotinas e programas de fiscalização, manutenção e prevenção.

Fatores que contribuem para que as estruturas da MRN sejam classificadas como de baixo risco:

  • Características técnicas dos reservatórios (altura, monitoramento geotécnico, método construtivo e  características técnicas de projetos dos extravasores);
  • Estado de conservação das estruturas (confiabilidade dos extravasores, sistema de drenagem adequados, sem recalques ou trincas e bom estado de conservação dos taludes);
  • Plano de Segurança de Barragens, contendo informações de projeto, estrutura organizacional e capacidade técnica da equipe responsável pela operação e segurança dos reservatórios, possui manuais de operação, inspeção e monitoramento, possui PAE – Plano de Ação de Emergência e emite regularmente relatórios de análise de inspeção e monitoramento.

O rejeito do processo de beneficiamento da bauxita são recebidos em nossos reservatórios, localizados em área já minerada para evitar que novas áreas sejam impactadas.

Quando os reservatórios atingem sua capacidade final deixam de receber rejeito. Ao final do processo, os reservatórios são descaracterizados e reflorestados, para que as áreas devolvidas voltem a ter uma conformação e aparência o mais próximo possível do ambiente original da área. 

Clique abaixo para fazer o download da Cartilha sobre as nossas Barragens e Reservatórios de Rejeito:


PAEBMs (clique abaixo para fazer download dos documentos)
PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA BARRAGENS DE MINERAÇÃO (PAEBM) - SISTEMA DE DISPOSIÇÃO DE REJEITOS – PLATÔ SARACÁ LESTE
SISTEMA DE REJEITOS E RECUPERAÇÃO DE FINOS (MINA / PORTO) - PGB06 - BARRAGEM ÁGUA FRIA E BARRAGEM A1
PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA BARRAGENS DE MINERAÇÃO - (PAEBM) DO RESERVATÓRIO SP-25

Clique nas imagens abaixo para assistir aos vídeos: 

Conheça melhor as nossas estruturashttps://www.mrn.com.br/images/relatorioadm/paebm/pnm.png Disposição de Rejeito Seco em Cava