Empresa destacará projetos socioeconômicos e ambientais implantados ao longo de 44 anos de história na região Oeste do Pará 

 A Mineração Rio do Norte (MRN), sediada no distrito industrial de Porto Trombetas, município de Oriximiná, Oeste do Pará, será um dos destaques da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (Exposibram 2023), que acontece de 28 a 31 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA.

A empresa será uma das 200 expositoras da Feira, com um estande onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o ciclo sustentável de produção de bauxita. Com um toque de modernidade, o espaço traz como sensação um holograma que evidencia a importância do minério como matéria-prima do alumínio e no que ele pode se transformar, a exemplo de aviões, embarcações, prédios, celulares, utensílios domésticos e várias outras aplicações infinitas.      

Além dessa inovação, a empresa dedicou espaços para suas iniciativas socioambientais, ações educacionais e o Projeto de Desenvolvimento dos Fornecedores Locais. Todas essas informações podem ser acessadas por meio de mesa interativa touchscreen. Também há totens interativos touchscreen com conteúdo institucional, ressaltando a missão, valores e destaques de 2022.

Já o Congresso reunirá, por meio de palestras, painéis e minicursos, representantes governamentais e de classe, profissionais, fornecedores e as principais empresas do setor com atuação nacional e global. A MRN integrará painéis que debaterão políticas para o setor, sustentabilidade e relacionamento com comunidades.

A primeira participação da empresa será no painel “Novos projetos de mineração”, na tarde desta terça-feira (29), no qual será representada pelo seu diretor-presidente, Guido Germani. Na oportunidade, o executivo apresentará o Projeto Novas Minas (PNM), empreendimento de continuidade operacional, cujos investimentos estão na ordem s R$ 900 milhões. O projeto está em fase de licenciamento ambiental.

“Nós iremos falar um pouco sobre a nossa atuação na região e sobre a importância da MRN não só como uma geradora de recursos para os municípios, mas também como geradora de empregos e de riquezas de forma geral na região”, adianta Guido Germani.

Na manhã do dia 30, a empresa participará de dois painéis. O primeiro será “Inovação para sustentabilidade social – Mining hub”, do qual o presidente da empresa será um dos painelistas. Em seguida, a gerente-geral de Relacionamento e Responsabilidade Social Corporativa da MRN, Jéssica Naime, será uma das painelistas do tema “Agenda ESG para a mineração”. Já na parte da tarde, o diretor de Sustentabilidade e Jurídico da MRN, Vladimir Senra Moreira, será um dos participantes do painel “Mecanismos de consulta e discussão OIT 169 – Como estruturar um processo legítimo para o Brasil”, que trata da consulta livre, prévia e informada para o desenvolvimento de empreendimentos que afetem os povos tradicionais. 

Valorização do artesanato local 

As artesãs do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial (PEAP), que beneficia comunidades do território quilombola Alto Trombetas II, em Oriximiná, estão com um espaço especial no estande da MRN, na Exposibram 2023. Elas trouxeram para expor e vender adornos corporais feitos com cerâmica, além de peças para uso decorativo, como vasos, e de utilidade na cozinha, como panelas e jarros. As biojoias também estão em destaque. Além de belíssimas, são também sustentáveis porque são produzidas a partir de sementes, caroços, ouriços, folhas e cascas. Para as artesãs, o evento será essencial para dar visibilidade ao trabalho de artesanato feito na região e gerar renda para suas famílias. 

Amazônia e novas economias são debate de conferência

No dia 31 de agosto, o diretor-presidente da MRN, Guido Germani, será um dos participantes do painel Natureza e Desenvolvimento, que será realizado das 14h às 16h. No debate, serão tratadas temáticas sobre Áreas Protegidas, Novas Economias e Grandes Empreendimentos. O painel faz parte da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que acontece paralelamente à Exposibram, até o dia 1º de setembro. O evento tem a participação de representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados, além de personalidades e autoridades de outros países.

 O intuito é tratar de questões que envolvem meio ambiente, economia, e desenvolvimento sustentável e, assim, encontrar o equilíbrio entre esses pilares para que práticas sustentáveis sejam difundidas e potencializadas na Amazônia.

A conferência é promovida pelo IBRAM e conta com patrocínio bronze da MRN. 

Sobre - A MRN atua há 44 anos na extração, beneficiamento, comercialização e transporte da bauxita, com produção anual de cerca de 12 milhões de toneladas do minério. A empresa gera mais 6 mil empregos, entre diretos e indiretos, e mantém forte relacionamento com a região onde atua, com mais de mais de 60 iniciativas socioambientais que beneficiam comunidades quilombolas e ribeirinhas na região. 

 

SERVIÇO

EXPO (entrada gratuita) – Dia 28 de agosto: das 19h às 21h, após Solenidade de Abertura | De 29 a 31 de agosto: das 14h às 21h.

 

CONGRESSO – Dia 28 de agosto: 18h – Talk show, seguido da solenidade de abertura | Dia 29 de agosto: das 9h às 18h | Dia 30 de agosto: das 9h às 13h

Inscrições: https://exposibram2023.ibram.org.br.

 

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém (PA).