O evento integra o programa “MRN pra Todos” e abrange todo e qualquer gênero, origem étnica, convicções religiosas, orientação sexual, gerações ou formações diferenciadas
A convivência respeitosa e harmônica entre pessoas diferentes agrega valor, promove a inovação e permite trocas de experiências e aprendizados. Pensando nisso, a Mineração Rio do Norte (MRN) promoveu, entre os dias 07 e 11 de novembro, a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão, que oportunizou palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas aos empregados.
O evento integra o programa de diversidade e inclusão “MRN pra Todos”, criado em 2021, e abrange todo e qualquer gênero, origem étnica, convicções religiosas, orientação sexual, habilidade ou formações diferenciadas, tendo como base a competência do profissional. Com o intuito de criar espaços em que todos se sintam representados por meio do seu lugar de fala ou como aliados nesse tema, a empresa também ativou, por meio do programa, os pilares de Afinidade de Gênero, Raça e Etnia, Gerações, PcD e LGBTQIA+.
Para a analista de Recursos Humanos Ílaise Silva, que trabalha há 16 anos na MRN e integra o pilar de Raça e Etnia, a realização da 1ª Semana de Diversidade e Inclusão é um importante marco nas discussões sobre a pluralidade na empresa. “Conversamos e discutimos sobre como podemos contribuir para transformar e melhorar as relações todos os dias, como posso me colocar ao lado das pessoas e apoiar nas dificuldades. Pude também falar sobre situações vivenciadas por mim como mulher preta, mãe, esposa, filha, profissional, sem me sentir envergonhada ou recriminada pelo meu jeito de ser”, contou.
Líder do Pilar LGBTQIA+, o analista de Planejamento de Embarque Antônio Ribeiro, de 26 anos, participou ativamente da programação e destacou a relevância dessas discussões no ambiente de trabalho. “Servem como um momento de reflexão e de expansão de conhecimento sobre a realidade dos outros, estimulando, principalmente, a empatia dentro da empresa. Como parte do pilar diversidade, me sinto representado e valorizado pela MRN quando vejo esse tipo de ação sendo executada”.
De acordo com o especialista em Geologia e Recursos Minerais Márcio de Souza Soares, de 49 anos, a programação gera benefício para todos. “Para que possamos promover transformações, é fundamental romper barreiras e preconceitos, evoluir na direção do respeito ao próximo, com a finalidade de melhorar as relações interpessoais, independente de estereótipos”, garantiu o líder do pilar Gerações.
As ações do “MRN pra Todos” estão alinhadas às oito estratégias da Carta Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que pauta a questão da diversidade no setor mineral, e ao Guia de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, ao Bullying, à Discriminação de Gênero e ao Preconceito Étnico-Racial, uma ferramenta criada pela empresa para viabilizar uma rede de apoio e espaço de segurança e integridade.
Números
Desde 2019, a empresa atua para aumentar a expressividade de gênero no quadro de empregados, saindo de 6,6% em 2019 para 9,2% ao final de 2021. A expectativa é aumentar ainda mais esse número em 2022. Este ano, a Semana da Diversidade e Inclusão da MRN promoveu o engajamento de aproximadamente 400 empregados de diferentes setores da empresa.
“O Programa MRN pra Todos tem o objetivo de inspirar o respeito aos indivíduos e à pluralidade em nossa organização, bem como incentivar que cada vez mais haja aqui dentro oportunidades igualitárias e equitativas que valorizem a diversidade e a inclusão. Nesta semana de D&I, proporcionamos um espaço de troca sobre as temáticas relacionadas à diversidade buscando gerar mudanças individuais nas pessoas e sistêmicas na empresa”, finalizou a analista de recursos humanos e responsável pelo programa, Fernanda Mario.