Decoração, personagens da literatura, brincadeiras, dinâmicas e diversas outras atrações fizeram a alegria dos alunos do ensino fundamental I e II do Colégio Equipe e marcaram a primeira ação do ano do Programa de Voluntariado da Mineração Rio do Norte (MRN), localizada em Porto Trombetas, no oeste do Pará.

Com os temas “Ler é desvendar mundos desconhecidos” e “Venha participar desse encontro para desenvolver o seu Sentido Aluno: super habilidades interdisciplinares que ajudam na compreensão das áreas de conhecimento estudados”, o evento foi promovido na manhã do último sábado (30/04), com a contação de histórias, oficinas de literatura, gincanas e danças. A ação foi alusiva ao Dia Mundial do Livro, comemorado em abril.

“A ideia foi que nossos voluntários estivessem fantasiados para tornar a leitura ainda mais lúdica, reforçando o aprendizado das crianças, seja pela escrita ou por meio de desenhos. Assim, os alunos poderiam ser parte integrante das ações, construindo juntos diversas possibilidades dentro da leitura e descobrindo novos mundos por meio da imaginação e da criatividade”, enfatizou Natasha Khoshneviss, analista de Relações Comunitárias da MRN. 

Julianny Maia, coordenadora do ensino fundamental do Colégio Equipe, ressaltou a importância da leitura dentro dos ambientes escolar e social dos alunos. “Essa troca de vivências e experiências, com apoio do clube da leitura e de voluntários, é um estímulo a mais aos nossos alunos, pois o processo de socialização parte de todos: daqueles que escutam ou contam histórias, dos que realizaram as dinâmicas, de quem compartilha boas práticas de ensino e de interação, entre outros. Todas essas ações colaboram para o desenvolvimento das nossas crianças”, completou.

Segundo Silvana Polachini, voluntária do Programa de Voluntariado, o objetivo do grupo é atuar em sinergia com as comunidades vizinhas à MRN, por meio de pilares que sustentam essa iniciativa com todos os públicos envolvidos. Ela destaca que a gestão de projetos do voluntariado implica em criar condições para a realização do trabalho, com o cuidado de envolver uma rede de agentes de transformação.

“O Programa foi construído a partir do nosso compromisso de realizar um programa que incentivasse a participação em atividades de responsabilidade social, desenvolvendo o espírito de solidariedade e as atitudes de cidadania em todos que abraçam essa iniciativa, com uma abordagem afetiva e acolhedora”, pontuou. Entre os pilares do Programa de Voluntariado da MRN estão: estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social sustentável, por meio da difusão do voluntariado organizado, incentivando o comprometimento dos nossos empregados e comunidades em questões sociais, sendo um agente transformador.

Novidades

Para este ano, o time do programa já construiu um cronograma de atividades com a elaboração de diversos projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano e espera mobilizar mais 200 voluntários para esta ações. Além das leituras dinâmicas, haverá a reforma de mesas e cadeiras escolares que serão doadas; ação educativa do Concurso Cultural “Orgulho de crescer com a natureza à nossa volta”; aulas de inglês para crianças; biblioteca voluntária; Dia Nacional do Voluntariado com gincanas esportivas; apoio na retirada do cartão Sistema Único de Saúde (SUS) e inscrição junto Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); feira de artesanato; casamento comunitário; ações no Dia das Crianças e ações para celebração do Natal.

Criado em 2019, o grupo teve suas ações ampliadas durante a pandemia, com doações de mais de 500 máscaras, álcool em gel e retornou, com mais voluntários, na primeira ação presencial com a doação de brinquedos, em dezembro de 2021. A iniciativa beneficiou em torno de 400 de crianças e foram distribuídos aproximadamente 980 kits de lanches, 603 brinquedos e 100 kits de material escolar no período natalino.