A iniciativa será desenvolvida no Projeto Linha de Transmissão e futuramente no Projeto Novas Minas
A Mineração Rio do Norte (MRN) assinou, na última terça-feira (02/09), em Porto Trombetas, distrito de Oriximiná (PA), um termo de compromisso com a Childhood Brasil, consolidando a posição da empresa na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência sexual. A assinatura é resultado de uma articulação conduzida pela área de Relacionamento e Responsabilidade Social Corporativa da MRN e se soma ao início da implementação do Programa Grandes Empreendimentos, conduzido pela Childhood Brasil, que será fundamental para nortear ações preventivas e educativas dentro do Projeto Linha de Transmissão (PLT), já em curso, e do Projeto Novas Minas (PNM), em fase de licenciamento ambiental.
O Programa atua no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes empreendimentos. Entre suas ações estão: influenciar políticas públicas e privadas; fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos dos municípios nos quais a empresa atua; sensibilizar e capacitar trabalhadores para atuarem como multiplicadores; e desenvolver metodologias e indicadores de prevenção.
“Assinamos juntos com a MRN um compromisso público sobre a proteção de crianças e adolescentes para prevenir e enfrentar a exploração sexual nesse contexto de grandes obras. Essa é uma iniciativa primorosa e que envolve cada vez mais empresas. A MRN dá um passo à frente, pensando em prevenir um problema que pode surgir nos territórios”, afirmou Patrícia Costa, coordenadora de Programas e Projetos da Childhood Brasil.
A iniciativa vai conscientizar empregados próprios e terceiros, além de toda a cadeia de fornecedores da MRN, buscando reforçar o compromisso com a garantia de direitos humanos e diretrizes do Código de Conduta da MRN. A ação contará também com articulação junto ao poder público dos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro, consolidando o papel da empresa na proteção de crianças e adolescentes.
De acordo com Jéssica Naime, gerente-geral de Relacionamento e Responsabilidade Social Corporativa da MRN, a assinatura representa um marco para a empresa e região. “Estamos muito felizes porque este é um passo que coroa uma das estratégias para lidar com possíveis riscos sociais do empreendimento. É uma iniciativa fundamental para um público extremamente relevante para todos nós, que são as crianças e adolescentes. Contamos com o apoio de uma grande corporação internacional como a Childhood Brasil para nos ajudar nesse movimento de conscientização”, destacou.
Já para o CEO da MRN, Guido Germani, o compromisso da MRN com as comunidades vizinhas é permanente. “Esse é um trabalho que não terá fim. Estamos localizados em uma área com diversas comunidades quilombolas e ribeirinhas e essa parceria da MRN e da Childhood Brasil será fundamental para ajudar a implantar uma metodologia de trabalho com foco na garantia de direitos humanos nos territórios”, pontuou.