O Programa de Educação Socioambiental (PES) é uma condicionante estabelecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no processo de licenciamento ambiental da MRN.

Tem como objetivo desenvolver e formar pessoas capazes de compreender o ambiente e suas inter-relações (sociais, econômicas, políticas, culturais, legais, éticas), agindo de forma consciente e responsável na preservação do meio ambiente, no uso racional dos recursos naturais, na melhoria da qualidade de vida, no respeito à diversidade cultural e no exercício da cidadania respeitando e valorizando a tradição e o saber local de cada território, aliado à geração de renda.

 

Com o objetivo de promover acesso à saúde preventiva e curativa para as comunidades quilombolas Alto Trombetas I e II, oferece atendimento médico básico, consultas de enfermagem, distribuição de medicamentos e palestras educativas com temáticas relacionadas à saúde e meio ambiente.

Para garantir a conservação das espécies de copaibeiras (Copaifera sp.) e a produção de óleo-resina às populações atuais e futuras, o projeto investe em capacitação e assessoria técnica para o manejo sustentável da copaíba, além de fazer o inventário e manejo das populações naturais no platô Monte Branco (Flona Saracá-Taquera) e comunidades envolvidas.

A iniciativa beneficia 36 famílias extrativistas das comunidades Curuçá Mirim e Jamari. 

 

“Melhorou porque, além de recebermos diária da MRN para a extração, o óleo que coletamos é todo nosso para comercializarmos para nossa renda. Com o projeto, ainda aprendemos a preparar mudas, que também comercializamos para a empresa fazer replantio.”

Juliney Adão, da comunidade Curuçá Mirim, sobre como o projeto Programa Manejo de Copaíba trouxe aprendizados e está melhorando a renda dos envolvidos.