Semanalmente, monitoramos a qualidade do ar na área do empreendimento, com o objetivo de eliminar possíveis interferências das atividades sobre a atmosfera de Porto Trombetas e arredores.
O trabalho envolve 11 pontos de monitoramento e, em todos eles, os níveis de partículas inaláveis mantêm-se abaixo do limite estabelecido por lei.
Desenvolvemos e executamos o Programa Integrado de Manejo da Fauna, com atividades de afugentamento e resgate da fauna na área de influência do empreendimento, realizadas por profissionais habilitados e capacitados.
O programa tem impacto direto na preservação e conservação de animais anfíbios, répteis, aves, mamíferos e insetos.
Temos a maior malha amostral de monitoramento ambiental da Amazônia, com análise e monitoramento de mais de 57 pontos relacionados à qualidade físico-química da água.
Uma vez por mês, realizamos coleta em rios, igarapés e lagos da região. A água coletada é analisada não apenas por especialistas da MRN, mas também por laboratórios externos. Essas análises servem para atestar, por exemplo, o nível de turbidez da água (capacidade de absorção e reflexão da luz), que indica as condições adequadas para consumo.
Até o momento, as análises de todos os pontos monitorados atestaram níveis de turbidez bem abaixo do limite estabelecido pela legislação.