Crescer com sustentabilidade é o que nos move a seguir em frente.
A partir de 2026, a MRN precisa de novas minas de bauxita para continuar produzindo e investindo no oeste do Pará. Por isso, demos início ao processo de Licenciamento Ambiental do Projeto Novas Minas, também conhecido como PNM.
- O PNM contempla a mineração de bauxita em cinco novos platos (Rebolado, Escalante, Jamari, Barone e Cruz Alta Leste) distribuidos nos municípios de Oriximina, Terra Santa e Faro.
- A maior parte das estruturas necessárias são aquelas já utilizadas para as operações atuais.
- A continuação da empresa contribui para a manutenção dos mais de 6 mil empregos, milhões em tributos e investimentos em diversos projetos socioambientais realizados na região.
- O projeto traz um diferencial inovador na segurança de suas operações: a implantação do Método de Disposição de Rejeito Seco em Cava, que prevê a mudança da forma de disposição do rejeito - formado apenas por solo e água.
- O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) foram elaborados pela empresa especializada e independente Arcadis. Foram estruturadas, organizadas e executadas diversas ações que objetivaram tornar público e acessível, de maneira ampla e irrestrita à sociedade civil o acesso a esses estudos.
- EIA
- RIMA - Foram conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 3 audiências públicas nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, totalizando a presença de mais de 1.600 pessoas que somaram cerca de 20 horas de duração e proporcionaram uma ampla participação no debate.
Na cartilha e nos videos abaixo, é possível conhecerem mais detalhes do PNM, projeto de continuidade operacional da MRN:
Baixe a cartilha |
Assista aos vídeos | |