Preparação da área

Antes de abrir uma frente de lavra, nossas equipes de biólogos realizam o afugentamento da fauna. Ninhos de abelhas e epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas) são resgatados e colocados em áreas de floresta.

A madeira de valor comercial obtida na supressão vegetal é separada para venda, com autorização dos órgãos ambientais, e os valores são indenizados à União pela MRN. A terra preta (solo orgânico) e a madeira não comercial, mas com valor sustentável, ficam guardadas para uso no reflorestamento após a lavra.

Veja abaixo uma animação do processo e a descrição das demais etapas produtivas.

 

  • Extração
    Extração
  • Beneficiamento
    Beneficiamento
  • Ferrovia
    Ferrovia
  • Porto
    Porto
 

 

Extração (lavra)

A bauxita é encontrada a cerca de oito metros de profundidade no solo. Para extraí-la, é necessário remover a camada de argila na superfície com um trator. Em seguida, a camada de bauxita é escavada e transportada em caminhões para ser beneficiada. Após a lavra, a argila que foi retirada é devolvida ao local de origem e a área é preparada para o reflorestamento, realizado na época das chuvas.
 

Beneficiamento

O beneficiamento inclui duas fases principais: a britagem e a lavagem. A primeira reduz o minério em partes menores, de até três polegadas, pouco maiores que uma bola de tênis. Na lavagem, os resíduos de argila que ainda estiverem misturados à bauxita são separados com jatos de água. Cerca de 80% da água utilizada na lavagem é reaproveitada no processo.

Após a lavagem, cerca de 25% do volume da massa sólida (argila) é considerada rejeito de bauxita e vai para os tanques de disposição de rejeitos. As condições de segurança e funcionamento dessas áreas são explicadas com detalhes no hotsite sobre nosso Sistema de Gestão de Barragens e Rejeitos. Acesse aqui.

 

Transporte e Embarque

Depois de beneficiada, a bauxita é transportada da Mina até o Porto, ao longo de uma ferrovia de 28 km. Nessa operação, são utilizados trens de 46 vagões.

Ao chegar na área do Porto, a bauxita pode seguir ainda úmida para os navios. Ou pode ser comercializada seca, passando por um dos três fornos secadores antes de embarcar para refinarias do Brasil e do exterior.