A bauxita é uma rocha avermelhada.
Mas também um avião no horizonte, a bicicleta que cruza a praça e incontáveis produtos que facilitam nossa vida.


Composta em grande parte por óxidos de alumínio, a bauxita é o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas alcalinas pela infiltração da água das chuvas. Seu nome é uma homenagem à aldeia Les Baux-de-Provence, na França, onde foi descoberta em 1821. 

A bauxita é muito valorizada pelo mercado e cerca de 90% da produção é usada para fabricação de alumínio. O Brasil possui a 4ª maior reserva do mundo e nossa matéria-prima é considerada de excelente qualidade. 


 

Sempre em transformação

O beneficiamento da bauxita dá início à produção do alumínio, terceiro elemento mais abundante da Terra, que se molda aos muitos usos da indústria para viabilizar nosso mundo moderno.

      

Nossa produção alimenta refinarias no Brasil e em países da América do Norte, Europa e Ásia. Ao se tornar alumínio, a bauxita ganha lugar em vários setores essenciais às nossas vidas, como energia, transportes, embalagens, informática e construção civil. Também passa a fazer parte de um ciclo produtivo sustentável, graças à incrível capacidade de reciclagem desse metal leve e resistente.


Com benefícios para muita gente

Desde 1979, a bauxita que sai de Porto Trombetas gera desenvolvimento à região. Transforma-se em emprego, renda e royalties para três municípios. Constrói e melhora estradas, escolas, hospitais e também ajuda a conservar a biodiversidade amazônica.

 

Tudo o que conquistamos nos últimos 40 anos resulta do talento de milhares de profissionais, muitos deles da região oeste do Pará, onde estão nossas operações. Sempre acreditamos que é possível crescer em equilíbrio com o que nos rodeia, por isso investimos em dezenas de projetos e parcerias socioambientais, que ajudam a conservar a natureza e beneficiam de várias maneiras as comunidades locais.