Em 2019, os recursos direcionados pela MRN ao FIA beneficiaram 2.370 crianças e jovens em Oriximiná, 730 em Óbidos e 852 em Faro.

O fundo tem por função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias dos direitos das crianças e adolescentes. Assim, o FIA é fundamental à redução dos contrastes existentes entre as classes sociais, contribuindo para a promoção da igualdade de oportunidades.

O montante captado pelo Fundo complementa os recursos orçamentários que, legalmente, devem ser direcionados prioritariamente ao atendimento da população infanto-juvenil. 

A verba extra permite a ampliação de programas, serviços e metas, promovendo a melhoria da estrutura de atendimento existente.


As ações que apoiamos buscam formar e capacitar novos profissionais para o teatro, música, além de desenvolver exposições, saraus e outras atividades que posicionam os jovens no centro da criação artística, e não apenas como meros observadores.

Além disso, são ações necessárias à preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro, em especial, da região. Também incentivam a integração das comunidades e maior participação cívica. 

O investimento na cultura local contribui ainda com o desenvolvimento econômico, por meio da inovação em projetos da economia criativa e na geração de empregos.

Via Lei de Incentivo à Cultura, patrocinamos ações culturais nos municípios de Terra Santa, Faro, Óbidos e Oriximiná. Eventos gratuitos e abertos ao público que beneficiam toda a população.

Projetos apoiados em 2019:

  • Circuito de Cultura - Realizado pela Uirapuru Comunicação, recebeu R$ 75 mil em patrocínio da MRN. O projeto propõe a valorização da identidade cultural das comunidades quilombolas por meio de ações formativas e culturais gratuitas, que promovem a reflexão e a difusão da cultura negra. Realizado tanto no núcleo urbano de Oriximiná quanto em suas comunidades quilombolas. Na programação, oficinas de confecção de tambores, percussão, canto coral, além de palestras, encontros quilombolas e festivais.

  • Circuito Cultural Trombetas - Realizado pela C2A, recebeu cerca de R$ 225 mil de patrocínio da MRN. O projeto envolve inúmeras manifestações culturais da região do Alto Trombetas, com ênfase nas cidades de Faro, Terra Santa e Óbidos. Valoriza talentos locais e regionais, contribui com o fomento da produção cultural e preserva as tradições locais. Na programação, oficinas, apresentações e eventos, com temas que envolvem mídias sociais, produção de eventos, dança folclórica, prática e criatividade musical.


Esporte, cultura e proteção aos direitos das crianças e adolescentes.

Por meio de leis federais e estaduais de renúncia fiscal, a MRN transfere recursos que apoiam o desenvolvimento social da região, valorizando a identidade e o talento da população local.


Conciliar a prática esportiva e os estudos para formar cidadãos mais conscientes. Esse é o propósito do projeto Esporte na Cidade, que desde 2010 oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva em futsal, vôlei, basquete, handebol e futebol de campo a 500 crianças e jovens, de 7 a 17 anos, dos municípios de Oriximiná e Terra Santa.

Desenvolvido pela Organização Social De Peito Aberto, com o patrocínio da MRN, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto conta ainda com o apoio do Esporte Clube Mineração (MEC) e da Prefeitura de Terra Santa. “O propósito é oportunizar a prática saudável do esporte, orientada por profissionais qualificados, de forma gratuita, além de trabalhar o respeito, a disciplina no esporte e nos estudos, a socialização e a convivência”, declara Leonardo Costa Matos Borges, coordenador técnico do Núcleo Pará do projeto.

 

Anualmente, a MRN destina valor correspondente a 1% de seu imposto de renda para esta ação. 

 

Amplitude - O Esporte na Cidade beneficia 2.390 crianças e jovens de quatro regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, oferecendo aulas de diversas modalidades esportivas nas cidades de Terra Santa e Oriximiná, no Pará; Belo Horizonte, Brumadinho, Ibirité, Taquaraçu de Minas, Contagem e Sete Lagoas, em Minas Gerais; Salvador, na Bahia; e Cuiabá, em Mato Grosso.

Dos 500 alunos beneficiados no Pará, 300 são de Terra Santa e 200 de Oriximiná, onde são atendidas também as comunidades Moura e Boa Vista, além do distrito de Porto Trombetas. “Acreditamos que nossa parceria é de muito sucesso e que tem feito a diferença na vida de milhares de jovens paraenses. Somos muito gratos e esperamos que nossa parceria siga por muitos anos. Também somos agradecidos de poder oportunizar a prática esportiva saudável para essas crianças e adolescentes que são o nosso futuro”, relata Leonardo Borges.

 

“O projeto está me ajudando a ter melhor performance nas atividades de educação física, disciplina e melhor desempenho na comunicação dos trabalhos na escola, pois nele conheci novas pessoas e ficou mais fácil me expressar para os trabalhos na escola e para a vida social”.

Maria Eduarda de Sousa Bentes, 14 anos, estudante de Terra Santa. 

“Meu sonho é jogar na lateral direita quando eu crescer e o projeto me incentiva com as gincanas esportivas. Também estou conhecendo novas pessoas e aprendendo a ter mais disciplina, respeito e a ser cooperativo em grupo”.

Kelvin Cauã Almeida dos Santos, 12 anos, participa há dois anos das aulas de futebol em Porto Trombetas. 

“O projeto é uma ferramenta de inclusão social muito importante, não apenas como atividade física para melhorar a qualidade de vida, mas também como iniciativa para integrar pessoas, unir diferenças entre povos e cooperar para o processo de inclusão social”.

Bruno Casoti, Coordenador de Projetos e Educação Física do Mineração Esporte Clube.

 

Subcategorias