Inserida em uma região de riquíssima biodiversidade - a Floresta Nacional de Saracá-Taquera, área protegida de uso sustentável, Porto Trombetas surpreende não apenas pelas belezas naturais, mas pela qualidade de vida, segurança e infraestrutura completa que oferece aos seus moradores e visitantes.


A Vila

Nossa comunidade é formada por pessoas do Pará e de vários outros estados brasileiros. Compartilhamos culturas e valorizamos o bem-estar coletivo. A estrutura de habitação na vila de Porto Trombetas é completa e conta com saneamento básico, hospital, escola, comércio, serviços, agências bancárias, espaços de lazer, restaurantes, aeroporto e demais infraestruturas logísticas - tudo a curta distância dos espaços de trabalho e moradia.


 

Para acomodar empregados próprios e de empresas contratadas, a MRN oferece 916 casas aos que vêm com a família morar em Porto Trombetas, além de 58 alojamentos com quartos coletivos aos que precisam de menos espaço.

Em média, as moradias da vila comportam 6.000 pessoas com conforto e qualidade de vida. Residentes e visitantes usufruem da natureza exuberante da Floresta Nacional de Saracá-Taquera e do rio Trombetas, que cercam o distrito. Há segurança, vias pavimentadas e ambientes propícios a atividades esportivas ao ar livre, graças ao trânsito ameno e organizado. 

  

Somado a tudo isso, a comunidade oferece um mix cultural de várias partes do Brasil, com pessoas atraídas pelas oportunidades profissionais em um dos maiores empreendimentos de mineração da Amazônia.

Os serviços educacionais em Porto Trombetas estão concentrados na Escola Professor Jonathas Pontes Athias, que oferece educação infantil, ensino fundamental e médio.

A unidade é administrada pela Fundação Vale do Trombetas (FVT) - instituição sem fins lucrativos criada em 1997 para essa finalidade - que desde 2020 é dirigida pelo Sistema de Ensino Equipe. 

  

A instalação atende aos filhos dos empregados da MRN, das empresas e instituições que prestam serviços em Porto Trombetas, além de crianças e jovens das comunidades vizinhas.

Os moradores do distrito contam com um hospital próprio, equipado com 22 leitos, além de atendimento de urgência e emergência 24 horas.

As especialidades incluem cardiologia, psiquiatria, cirurgia geral, urologia, anestesiologia, ortopedia, traumatologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, medicina do trabalho, neurologia, dermatologia, cirurgia vascular, endocrinologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem. Cerca de 600 cirurgias são realizadas a cada ano.

O Hospital de Porto Trombetas (HPTR) também presta atendimento nas áreas de odontologia, fisioterapia, nutrição, ortóptica, fonoaudiologia e psicologia. Gerenciado em co-parceria entre a MRN e Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o HPTR foi criado em 1997 e é referência para mais de 6 mil pessoas, com atendimento médico ambulatorial e de pronto atendimento gratuito à população da região.

Com histórico de investimentos frequentes na qualidade do atendimento e infraestrutura, o hospital também tem seu Laboratório de Análises Clínicas certificado pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade, maior provedor de ensaios de proficiência do Brasil. A estrutura é capaz de realizar mais de 70 mil exames complementares de urgência e rotina por ano, tais como ultrassonografia, endoscopia, radiologia, espirometria, campimetria, tonometria, audiometria, eletroencefalograma e mapeamento cerebral, eletrocardiografia, Holter, MAPA, teste ergométrico, ecocardiograma e polissonografia.

O Centro Cirúrgico dispõe de salas dotadas de equipamentos modernos para realização de cirurgia de videolaparoscopia e videoartroscopia, incluindo ombro, cotovelo e joelho. Se necessário, o Centro de Tratamento Intermediário conta com equipamentos que garantem a manutenção da vida do paciente até a sua transferência a um centro de referência. 

  

Além do hospital, a MRN oferece: ambulatório no Centro Comercial do porto, onde são atendidos moradores das comunidades ribeirinhas; posto de enfermagem em uma das minas; ambulatório central na área de lavra, para atendimento médico, odontológico e a emergências. A empresa também desenvolve um programa permanente de medicina preventiva e assistencial junto à população ribeirinha.

MEC

Para momentos de esporte, lazer, cultura e qualidade de vida, a comunidade da Vila conta com o Mineração Esporte Clube (MEC). O clube possui 60 mil m2, sem considerar estacionamento e cinema.

É equipado com campo de futebol, pista de atletismo, quadras poliesportivas, quadras de areia, squash e tênis, ginásio de esportes, parque aquático, salas de ginástica e música, além de um amplo salão com palco, pista de dança, bar e saunas.

Entre as atividades oferecidas, há ainda aulas de dança de salão, musculação, body combat e pilates. Sob responsabilidade do MEC, o Cineteatro Trombetas foi inaugurado em 1988 e realiza apresentações culturais e institucionais, tendo servido de palco a grandes artistas locais e nacionais.

  


Igarapé das Pedras

Também sob gestão do MEC, é um espaço para contato com a natureza e relaxamento, com piscina natural, quadra de vôlei, campo de futebol de areia, restaurante e toda a estrutura necessária ao turismo, eventos culturais e torneios esportivos.

Funciona aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

  

O acesso a Porto Trombetas se dá, principalmente, por via aérea e fluvial.

O distrito conta com um aeroporto administrado pela própria MRN, que funciona regularmente com voos fretados, uma vez por semana, e com voos comerciais operados pela Azul às segundas, quartas e sextas.

As aeronaves fazem escalas em Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG), de onde é possível seguir para outras partes do país.

  

No transporte fluvial, barcos e lanchas operam comercialmente com destino a Santarém, Óbidos e centro de Oriximiná.